Quantcast
Channel: Marafações de uma Louletana » Paisagens Naturais
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Parque Natural da Ria Formosa

$
0
0

***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

Instituído como tal em 1987, o Parque Natural da Ria Formosa é a maior e mais importante zona húmida do Algarve, situando-se entre o Ancão (Concelho de Loulé) e a Manta Rota (Concelho de Vila Real de Santo António). Ocupa uma área de 18 400 ha, dos quais 893 pertencem ao Concelho de Loulé, numa extensão de 60 km paralelos à costa. A maior parte desta área corresponde ao sistema lagunar da Ria Formosa, um cordão de ilhas e penínsulas arenosas que se extendem paralelamente à costa, protegendo assim uma laguna onde se desenvolve um labirinto de sapais, canais, zonas de vasa e ilhotas.

É uma área de grande importância, pois apresenta uma elevada variedade de habitats aquáticos e terrestres. Em relação à avifauna, esta área é considerada de grande importância nacional e internacional.

Na área do Parque Natural da Ria Formosa situada no Concelho de Loulé, e com o objectivo de dar a conhecer esta importante área protegida, foram criados dois Trilhos da Natureza: o Trilho São Lourenço e o Trilho Quinta do Lago, que permite ao visitante usufruir de todo o esplendor da paisagem e observar a enorme diversidade biológica existente.

Símbolo do Parque é o caimão-comum, espécie rara que em Portugal existe e se reproduz exclusivamente nestes lagos algarvios. O flamingo e a águia de asa redonda, a galinhola e o guarda-rios são outras aves que aqui se podem observar.

Outro habitante do Parque, quase extinto na Europa, é o camaleão.

A nível botânico, a área também é de grande interesse, especialmente pela vegetação das zonas de duna e sapal.

Em suma, o Parque Natural da Ria Formosa é um lugar maravilhoso que vale a pena visitar.

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images